17 agosto 2008

"O PÚBLICO QUE SE DANE"








“O PÚBLICO QUE SE DANE”
  1. frase dita em um momento de pura ignorância
  2. primeiro passo para o surgimento da assessoria de imprensa
  3. breve histórico da assessoria de imprensa



William Henry Vanderbilt (caricatura)





A frase do título, proferida por William Henry Vanderbilt, em 1882 quando foi criticado e cobrado pela péssima qualidade dos serviços oferecidos por suas ferrovias nos Estados Unidos entrou para a história como um exemplo a não ser seguido por empresas que lidam com os interesses públicos e seus usuários. Por essa razão, em 1906 o norte-americano Ivy Lee passou a oferecer serviços inéditos, como informações empresariais autorizadas pelas próprias empresas com a intenção de atingir a opinião pública. Com o passar do tempo, Lee pode aprimorar na prática seus conceitos sobre imagem institucional – relações públicas – e divulgação – assessoria de imprensa. Ele tornou realizável a aceitação pública de seus assessorados por meio do trabalho de relacionamento com a mídia.

Lee se preocupava bastante
comas políticas selvagens e
segregacionistas do mundo
dos negócios,e pretendia hu-
manizar as relações entreas
empresas e o povo. Enquanto
jornalista, Lee já abordava
toda essa polêmica, e defendia
idéias de como as instituições
deveriam relacionar-se com
o público.
Durante a Primeira Guerra Mundial o trabalho de relações públicas fez-se útil para fomentar o patriotismo e arrecadar dinheiro para a assistência social.
Quando da quebra da Bolsa de Valores de Nova York, os governantes e empresários perceberam a necessidade dar respostas mais aprimoradas e de se posicionarem em relação às perdas sofridas, pois o público assim o exigia.
Já na Segunda Guerra Mundial, a assessoria de imprensa voltou-se a atender aos interesses da propaganda fascista e nazista.
Monique Augras, pesquisadora norte-americana, relata que em 1936 seis em cada grupo de 300 empresas tinham serviços de relações públicas e assessoria de imprensa, sendo que esse número chegou a alcançar quase 100% a partir dos anos 70.
As primeiras experiências do uso da prática de assessoria de imprensa e relações públicas no Brasil ocorreram no início do século XX, por iniciativa do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio no governo de Nilo Peçanha (1909-1910). No período de ditadura houve uma subdivisão: havia os jornalistas de redação que trabalhavam a serviço do leitor e os jornalistas assessores de imprensa que queriam manter os privilégios de parcelas da sociedade; embora houvesse profissionais que fizessem ambos os trabalhos.
Só em 1967, Nilo Luchetti fundou o ABERJE, que contribuiu para a profissionalização da comunicação no país e que não cessou de crescer com os anos.
A Volkswagen por sua vez foi a primeira empresa privada a convidar jornalistas param montar e coordenar seu Departamento de Imprensa e nascia ali uma estratégia para cativar e fidelizar seu público consumidor.
Com a redemocratização e as eleições diretas para presidente da República do Brasil, em 1989, bem como a abertura de fronteiras comerciais e instalação de multinacionais aumentando os problemas de qualidade e de oferta de serviços, a intensificação de políticas de relacionamento e da mudança de cultura na gestão do bem público e as privatizações são fatores que provocam importantes mudanças no mercado, cria-se então, a Lei de Defesa do Consumidor, onde este deixou de reclamar e passou a procurar mais a imprensa, os órgãos de defesa e o Poder Judiciário para protestar e pedir providências.
Do livro ASSESSORIA DE IMPRENSA, de Maristela Mafei

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