17 setembro 2009

Meio ambiente

Ministério do Meio Ambiente mostra os carros menos poluentes

Duas ferramentas importantes para a decisão na hora da compra. Tratam-se da Nota Verde e do Indicador de CO².

O Ministério do Meio Ambiente colocou à disposição do consumidor duas ferramentas importantes para a decisão na hora da compra. Tratam-se da Nota Verde e do Indicador de CO². Agora, o motorista pode decidir que carro comprar conforme os níveis de emissão de poluentes.Por enquanto, só estão disponíveis os veículos fabricados em 2008. Segundo o Ministério, antes de novembro deste ano estarão na lista os automóveis fabricados em 2009.

O banco de dados utilizado na elaboração da lista é da própria indústria automobilística e foi trabalhado de forma a dar acessibilidade ao usuário. O ministro Carlos Minc afirmou que: "Agora o consumidor vai poder tomar decisões de compra que levem em conta não só os critérios de economia ou desempenho, por exemplo, mas também o que é melhor para o meio ambiente, para a saúde e para o futuro".

A consulta lista cerca de 250 modelos, a álcool e gasolina, e compara seus níveis de emissões de CO², óxido de nitrogênio, monóxido de carbono e hidrocarbonetos, esses últimos responsáveis por 99% da poluição veicular. A lista, preparada pelo Ibama, obedece aos critérios da Environmental Protection Agency (EPA, em inglês), agência ambiental norte-americana, e do Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima (IPCC, em inglês). Ela reflete o quanto cada veículo está abaixo dos padrões de emissões de poluentes exigidos para o licenciamento.

A Nota Verde, criada pelo Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores – Proconve/Ibama, varia numa escala de 0 a 10. Quanto maior a nota de um carro, menor o seu índice de emissão de monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio.Já com o indicador de CO2, o consumidor obterá informações sobre emissão de gás carbônico por quilômetro rodado pelo carro. Mas, a escala vai de 5 a 10, com uma casa decimal de precisão. Aquele que emitir menos CO2 receberá nota 10.

Acompanhe algumas simulações feitas pelo WebMotors

1. Fiat Uno 1.0 a gasolina – Nota Verde 8,8 – Nota CO2 9,6
2.Novo Gol 1.6 a gasolina – Nota Verde 8 – Nota CO2 9,1
3. Novo Gol 1.0 gasolina – Nota Verde 7,4 – Nota CO2 8,8
4. Chevrolet Celta 1.0 gasolina – Nota Verde 6,7 – Nota CO2 8,7
5. Honda Civic 1.8 gasolina – Nota Verde 8,4 – Nota CO2 8,3
6. Toyota Corolla 1.8 gasolina – Nota Verde 8,2 – Nota CO2 7,9
7. Chevrolet Corsa 1.8 gasolina – Nota Verde 7,9 – Nota CO2 9,2
8. VW Polo 1.6 gasolina – Nota Verde 7,3 – Nota CO2 8,2
9. Fiat Punto 1.4 gasolina – Nota Verde 7,2 – Nota CO2 7,4
10. Chevrolet 1.4 gasolina – Nota Verde 4,8 – Nota CO2 8,8

Para fazer a sua avaliação acesse o link do IBAMA. Vale também fazer uma consulta no próprio site do instituto sobre o índice de consumo energético. Aquela medição semelhante ao selo encontrado nos eletrodomésticos que o WebMotors adiantou de primeira para você.

Fonte Site: http://www.msnauto.com.br/wmpublicador/MSNNoticia_conteudo.vxlpub?hnid=43008

03 setembro 2009

meio ambiente

Córrego Boiadeiro, lazer e história.
lixo e esgotos produzidos nas residências são jogados em seu leito. Fazem isso por ignorância, tanto por falta de conhecimento, quanto por preguiça de carregar até a frente da casa para ser coletado.

A cidade de Alto Araguaia é detentora de manancial rico em água. O Córrego Boiadeiro, juntamente com o Gordura, formam e assumem o papel de abastecer a cidade, fornecendo água que chega aos 13.770 habitantes (Censo 2007). Mais o Boiadeiro foi um dos fatores influenciador no primeiro nome recebido por Alto Araguaia de “Insula”, pois, o vilarejo se formou entre o rio Araguaia e o Córrego Boiadeiro, que passaram então a limitar a cidade. Desenhando-se o formato de uma ilha, por isso o nome Insula (Latim: insula = ilha).


Mas Córrego Boiadeiro sempre amparou o araguaiense em suas águas, em forma de lazer, os chamados banhos de rio refrescante dos que procuram suas águas. Também em suas margens são praticados diversos esportes, entre elas o vôlei de praia e futebol de “golzinho”.


Os seus aproximadamente mil metros que margeiam a cidade antes de desaguar no Araguaia, pedem socorro, pois muitos dos moradores têm seus quintais que vão até a margem do córrego e grande parte do lixo e esgotos produzidos nas residências são jogados em seu leito. Fazem isso por ignorância, tanto por falta de conhecimento, quanto por preguiça de carregar até a frente da casa para ser coletado.

Gostaria de saber como seria se a capitação de água fosse na barra do Córrego Boiadeiro com o Rio Araguaia?


Os moradores estão acomodados porque a estação de capitação do DIVAS está acima da área habitada, mas estão se esquecendo que o crescimento da cidade, novos bairros estão localizados acima do local de capitação de água e se não acordarem estarão, em breve, provando do próprio veneno!


Da mesma forma que muitos ribeirinhos são obrigados a conviver com a poluição causada por eles, também serão vitimas da poluição produzida e jogada no córrego, num futuro próximo, em decorrência dos novos loteamentos localizados próximo ao parque de exposição.