03 setembro 2009

meio ambiente

Córrego Boiadeiro, lazer e história.
lixo e esgotos produzidos nas residências são jogados em seu leito. Fazem isso por ignorância, tanto por falta de conhecimento, quanto por preguiça de carregar até a frente da casa para ser coletado.

A cidade de Alto Araguaia é detentora de manancial rico em água. O Córrego Boiadeiro, juntamente com o Gordura, formam e assumem o papel de abastecer a cidade, fornecendo água que chega aos 13.770 habitantes (Censo 2007). Mais o Boiadeiro foi um dos fatores influenciador no primeiro nome recebido por Alto Araguaia de “Insula”, pois, o vilarejo se formou entre o rio Araguaia e o Córrego Boiadeiro, que passaram então a limitar a cidade. Desenhando-se o formato de uma ilha, por isso o nome Insula (Latim: insula = ilha).


Mas Córrego Boiadeiro sempre amparou o araguaiense em suas águas, em forma de lazer, os chamados banhos de rio refrescante dos que procuram suas águas. Também em suas margens são praticados diversos esportes, entre elas o vôlei de praia e futebol de “golzinho”.


Os seus aproximadamente mil metros que margeiam a cidade antes de desaguar no Araguaia, pedem socorro, pois muitos dos moradores têm seus quintais que vão até a margem do córrego e grande parte do lixo e esgotos produzidos nas residências são jogados em seu leito. Fazem isso por ignorância, tanto por falta de conhecimento, quanto por preguiça de carregar até a frente da casa para ser coletado.

Gostaria de saber como seria se a capitação de água fosse na barra do Córrego Boiadeiro com o Rio Araguaia?


Os moradores estão acomodados porque a estação de capitação do DIVAS está acima da área habitada, mas estão se esquecendo que o crescimento da cidade, novos bairros estão localizados acima do local de capitação de água e se não acordarem estarão, em breve, provando do próprio veneno!


Da mesma forma que muitos ribeirinhos são obrigados a conviver com a poluição causada por eles, também serão vitimas da poluição produzida e jogada no córrego, num futuro próximo, em decorrência dos novos loteamentos localizados próximo ao parque de exposição.

Nenhum comentário: