02 março 2009

Criminalidade

Cenas de cinema! PMs de Mineiros frustam resgate de assaltantes do Banco do Brasil.



Policiais Militares de Mineiros - 7ª CIPM frustram resgate de assaltantes escondidos na mata após assalto cinematográfico em Alto Taquari-MT.






Cerca de seis homens armados com fuzis 556 e Fal 7,62 fizeram refém dois policiais (Capitão Fernando e SD Costa), no último dia 17/02, no momento em que eles desembarcavam em frente a uma loja de Pneus no Centro da cidade de Alto Taquari-MT.
Os indivíduos deslocaram com os militares até a Agência do Banco do Brasil da cidade, de onde levaram grande valor em dinheiro (três malotes, o banco não divulgou a quantia). Durante o roubo, os assaltantes efetuavam disparos nas fachadas do comércio para intimidar e apavorar curiosos. Em ato contínuo, na saída da cidade, que possui aeroporto as margens da rodovia MT-100, a quadrilha reduziu a velocidade e efetuou disparos em uma aeronave que se preparava para vôo e em seguida libertou os reféns a cerca de 3 km do Município.
Na fuga, o bando utilizou uma S-10 placa HHX-2746 de Uberlândia-MG, que foi abandonada logo após roubar a Hillux de um fazendeiro, dirigindo-se ao Distrito de Buriti, município de Alto Araguaia-MT. As buscas pelos assaltantes foram feitas pelas Polícias Civil e Militar de MT e MS com apoio de outras equipes da 7ª CIPM, guarnições estas sob o comando do Cap Carlos Ailton.
Por volta das 14 horas do dia 20/02 foi solicitado apoio da PM Goiana, pelo MAJ Sabraga, do CIGCOE (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e operações Especiais) de Campo Grande–MS, o qual informou que seria realizado resgate de assantantes naquela noite. Foram acionadas três equipes da PM de Mineiros: a primeira composta pelo Cap Ailton, 2 SGT Fernandes, SD Oliveira SD Heleno, GPT composto pelo 2 TEN Ulisses, SD Denis, SD Cabral, SD Giovane , e outra Pelo CB Pedro Sd Flaviano, Sd Whalysson e SD Arnaldo, ficando todo DPM de Chapadão do Céu de Prontidão no DPM.
Por volta das 23:30, as duas primeiras equipes se juntaram a uma equipe do CIGCOE, num posto fiscal abandonado na MS 306 conhecido como bolicho seco, cerca de 20 km da fronteira com Goiás no Estado de MS, sendo que por volta das 02 horas do dia 21/02, aproximaram-se do bloqueio dois veículos, o primeiro um Renault Clio Placa NGQ-3010, de cor cinza, ocupado por um Casal e uma criança de 4 anos. Todos foram liberados no local
Durante a abordagem ao Clio, o veículo que vinha à retaguarda parou e o condutor ao avistar o bloqueio fez a manobra de retorno, sendo iniciado o acompanhamento pela equipe do GPT seguida pela RP 02.180, composta pelo Sd Alexandre, Marcos, Macedo e Adjânio). Durante o delocamento, os ocupantes da S-10 jogaram na via quatro mochilas. Após cerca de 17 km os indivíduos abandonaram a caminhonete preta placa NKR 3550 de Caldas Novas/GO no meio da pista com as portas trancadas e embrearam-se em uma mata de cerrado e covais (brejos).
As eram recolhidas por PMs, enquanto outra equipe adentrava na mata. Por serem suspeitos de integrarem a quadrilha, o casal do Renault foi novamente abordado pela guarnição comandada pelo 2º SGT Lourencetti. Ocasião em que a dupla já havia se desfeito dos chipes dos celulares usados nos crimes.
Nas mochilas do bando foram localizados diversos materiais e produtos de sobrevivência na Selva como: - Kit Primeiros Socorros contendo: Anestésicos, Amoxilina, luvas, material para sutura antitérmico, sais de reidratacão, uma embalagem com comprimidos de tamanhos de modelos e cores variadas e etc. - Alimentação: sopas pré cozidas, nissin, farofas, talheres, fogareiros e cinco mini botijas de gás para camping, tudo em farta quantidade; - Comunicação : dois rádios comunicadores com scaners e antenas telescópicas, GPS, câmera digital, seis carregadores do fuzil FAL e sessenta e cinco munições intactas, capas táticas para coletes antibalistico duas placas antibalisticas, sem marca e de péssima qualidade, com espessura não mais que dois papelão comum, sendo possível fazer um canudo com cada uma da espessura de um cano de pvc 40 mm, redes lonas pretas , chaves de cofres , quite ferramentas, baterias de celulares e etc, tudo isso impermeabilizados em embalagem plástica para evitar os danos da água. Também foi localizado no veículo cupons fiscais de abastecimentos do automóvel naquele dia, às 06h30min, no auto Posto Tabocão em Goiânia, 9h45min, no Auto Posto Sucal em Jataí e 12h 25 minutos, no auto posto chapadão em Chapadao do Céu-GO.
Ainda no dia 20/02, com a Chegada do Helicóptero Falcão 3, Tripulado pelo Cap Moura, Cap Ricardo Mendes e SD Almeida,as buscas foram intensificadas. Segundo informações do Serviço de Inteligência das Polícias dos Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a quadrilha é composta por cerca de 45 homens, que tem espalhado terror pelo interior do País através de ações extremamente ostis e violentas. A exemplo do ocorrido no dia 09/02 em Nova Mutum–MT, onde chegaram a capotar o veículo utilizado na fuga e tem como um de seus integrantes um Sargento do Exército Brasileiro licenciado, com formação com excelência em Guerra na Selva, onde servia em uma unidade na Amazônia, onde fazem formação de patrulha na selva com técnicas militares, e sentinela quando fazem pequenas paradas ou estabelecem acampamento.
Até a madrugada do dia 21/02, o bando continuava homiziado entre Costa Rica-MS e Chapadão do Céu-GO, e os policiais mantinham o cerco no local.
O Comandante da 7ª CIPM Capitão Carlos Ailton, no domingo, 22/02 ainda na região, juntamente com sua equipe conseguiu localizar outra mochila do bando, nela encontraram frascos de medicamento manipulado, em nome de Nelson Bento dos Santos, (pai da mulher detida no Renault Clio em Mineiros-go), continuando os monitoramentos pelo serviço de inteligência e pela equipe do GARRAS DA Polícia Civil do MS.
Através das diligências foi capturado Nelson Bento dos Santos, 52 anos. Ele estava procurando ajuda em uma fazenda dentro do perímetro do cerco. No mesmo dia foi detido outro indivíduo que estava sendo monitorado na cidade de Mineiros, e havia abortado novo resgate no domingo. Ele foi detido levando suprimentos (alimentação e material para abrigo).
Na madrugada do dia 25 para 26/02 foram detidas outras duas pessoas na região do Morro Vermelho - Município de Mineiros. Eles estavam levando suprimentos e um fuzil para a quadrilha.
A Polícia continua no local em busca de outros criminisos.






fonte: 7ª Cipm de Mineiros-GO.

Nenhum comentário: