18 outubro 2008

Orkut. terra de ninguem!

Ação por perfil falso no Orkut

São Paulo – O estudante de direito Anderson Demarchi, de 20 anos, tenta na Justiça indenização de R$ 50 mil por danos morais contra o Google, dono do Orkut. Demarchi, que mora em Assis (SP), diz que decidiu mover a ação devido à criação de um perfil falso (popularmente conhecido como fake) que foi utilizado para difamá-lo junto a amigos, namorada e parentes.

“Criaram uma página falsa minha. Fiquei sabendo desse perfil pelos meus amigos que acharam estranhas as mensagens enviadas”, afirmou. No processo consta que a página sugeria que o estudante era homossexual.

Após tomar conhecimento do perfil falso, Demarchi iniciou uma conversa pela própria página com o autor da página, que, sem se identificar, afirmou se tratar de uma vingança. O estudante explicou que sofria constrangimentos quando saía pela cidade e até seu relacionamento acabou por conta das intrigas causadas pelo falso perfil.

De acordo com o advogado da vítima, Vilmar Francisco Silva Melo, o Google demorou mais de 40 dias para retirar a página falsa após ter sido informado. O Google Brasil afirmou desconhecer o caso, porém, disse que o conteúdo do site de relacionamento é mantido pelos próprios usuários. “O Google entende que não é responsável pelo que é publicado”, diz Félix Ximenes, diretor de comunicação da empresa no Brasil. (FP)

Fonte: Jornal O Popular

Nenhum comentário: