21 julho 2012

TIM é proibida de vender novas linhas em Mato Grosso

A partir desta segunda-feira, a operadora TIM não poderá mais vender novas linhas e chips em Mato Grosso. A suspensão foi determinada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e inclui outros dezoito estados.
 
A decisão tem como base o alto índice de reclamações dos consumidores. Só no estado de Mato Grosso, a TIM tem cerca de 55% a mais de reclamações, se comparada com a média das outras operadoras. A medida também vai afetar a Oi, suspensa em cinco estados, e a Claro, suspensa em três. Se alguma delas não cumprir a decisão, a multa será de R$ 200 mil por dia.
 
De acordo com registros no Procon de Mato Grosso, em 2012 houve 488 reclamações contra empresas de telefonia, incluindo todas as operadoras. A maior parte das queixas são sobre cobranças indevidas e abusivas, vícios na qualidade e serviços não fornecidos. “A telefonia tem liderado de forma negativa o número de reclamações ao longo dos anos”, disse o gerente de fiscalização, Ivo Vinícius.
 
Segundo o presidente da Anatel, João Rezende, as vendas só serão liberadas quando as operadoras apresentarem um plano de investimento para os próximos dois anos. As empresas deverão incluir metas que abordem melhoras na infraestrutura, no atendimento ao consumidor e no completamento de chamada. O plano deve ser apresentado por todas as operadoras, inclusive as que não tiveram a venda suspensa.
Juntas, a TIM, Oi e Claro somam 70% do mercado de telefonia móvel no Brasil. A Vivo, maior operadora do país, não será afetada pela decisão.
 
O estudante de direito Pedro (nome fictício) é um dos cuiabanos que já “sofreram” com as falhas dos serviços oferecidos pela TIM. Ele comprou um Iphone 4 da operadora, e conforme contou à reportagem, tem perdido muitas ligações. Ele explica que quem liga pra ele ouve apenas um toque e a ligação cai, enquanto o aparelho que não registra nenhuma chamada. Só depois o sistema de mensagem da TIM o notifica. “Eu tive que comprar um aparelho mais simples da Claro pra realizar minhas ligações”.
 
Pedro relata que já perdeu uma entrevista de emprego por conta dessa falha, pois apesar de terem ligado para seu telefone, o aparelho só foi registrar uma chamada “perdida” 40 minutos depois, tempo suficiente pra vaga já ter sido preenchida. “Ter um Iphone com sinal da TIM é o mesmo que ter uma Ferrari com motor de Fusca, tão ruim é o serviço oferecido”, desabafa.

Operadora diz que suspensão é ‘medida extrema’
A TIM é a operadora mais afetada pela decisão tomada pela Anatel, sendo suspensa de 18 estados, além de Mato Grosso. Na tarde de ontem, a empresa divulgou uma nota informando que recebeu com bastante surpresa “a medida tão extrema tomada pela Anatel”.


De acordo com a nota, a TIM afirma que é a operadora que mais cresceu no Índice de Desempenho no Atendimento da Anatel (IDA). Segundo os dados apresentados, a operadora passou da última posição do indicador para a vice-liderança em 2012, graças a uma redução de 36% na taxa de reclamações.
 
O documento também explica que a operadora se tornou em 2011 a segunda maior do país, “como resultado de inovação e ampla aceitação dos seus serviços pelos usuários”, e que também é a única no Brasil que vende seus aparelhos desbloqueados e livres de multa de fidelização.
 
Também é reafirmado o desenvolvimento de projetos para a ampliação da infraestrutura, integrando a rede móvel com a rede de fibra ótica da TIM Fiber, para a expansão da capacidade.
 
Por fim, a operadora conclui a nota dizendo que “irá tomar todas as medidas necessárias para restabelecer o quanto antes a normalidade de suas atividades”.

Fonte: STÉFANIE MEDEIROS - DC
 

Nenhum comentário: